UMA A UMA

A partir da comunidade digital CORDÃO e de todos os testemunhos recebidos, tornaram-se óbvias as limitações na oferta de apoio profissional especializado em áreas relacionadas com a gravidez, parto, pós-parto e maternidade.

O projecto UMA A UMA é a alternativa que procura fazer chegar apoio profissional a todas as pessoas.

UMA A UMA

A ideia

A partir dos inúmeros testemunhos, relatos e pedidos de ajuda recebidos na comunidade digital CORDÃO, tornou-se óbvia a lacuna existente na prestação de apoio profissional na gravidez e pós-parto, a baixo custo e acessível a todas as pessoas.

UMA A UMA nasce da intenção de criar uma terceira via, complementar aos serviços públicos e mais acessível do que os serviços privados. Para isso, começámos por juntar profissionais que nos inspiram e que são reconhecidas pelo seu excelente trabalho nas suas áreas. Com estas parcerias, o UMA A UMA financia o acompanhamento a pessoas que de outra forma não o poderiam obter, com o objectivo de que possam ser activas, felizes e saudáveis no projecto de parentalidade, na gravidez, pós-parto e maternidade.

UMA A UMA

Com quem trabalhamos

Orgulhamo-nos de poder dizer que todas as profissionais parceiras que compõem a rede do CORDÃO, são também mães. Desta forma, não só apoiamos pessoas individuais e as suas famílias ao suportar os custos de consultas e processos de acompanhamento, como também apoiamos a actividade profissional e negócios de mães que são profissionais.

Defendemos que todo o trabalho deve ser remunerado e, portanto, apesar de sermos uma associação e pretendermos financiar apoio gratuito, todo o trabalho de profissionais da nossa rede é remunerado.

UMA A UMA

O QUE É?

Rede de apoio profissional 100% financiado e gratuito, constituída por profissionais parceiras com experiência comprovada nas áreas de actuação (saúde mental, apoio jurídico e amamentação).

PARA QUEM?

Pessoas grávidas e em pós-parto, incapazes de sustentar processos de consulta e acompanhamento profissional por via independente.

ONDE?

O apoio destina-se a qualquer pessoa residente em Portugal e realiza-se, na sua maioria, por via digital ou presencial caso seja a preferência.

COMO?

Mediante inscrição no formulário UMA A UMA disponível no site ou redes sociais do CORDÃO e inclusão nos critérios de admissão, ou por referenciação de profissional parceira.

CRITÉRIOS DE PRIORIDADE

Morte Fetal/Neonatal; Perda Gestacional; Patologia Congénita; Parto Prematuro; Gravidez de Alto Risco; Experiência de Infertilidade; Experiência Traumática de Parto.

DURAÇÃO

Personalizada e individual, planeada em colaboração com as profissionais envolvidas.

O apoio financiado pelo projecto UMA A UMA:

  • Acompanhamento psicológico com duração maxima de 3 meses e possibilidade de extensão consoante indicação médica e persistência de sintomas iniciais.

  • Consulta de aconselhamento jurídico e possibilidade de co-financiamento de processo legal.

  • Consulta de Aconselhamento preferencial com profissional IBCLC e consulta de follow-up.

números actuais

números actuais

UMA A UMA

Desde o lançamento do projecto UMA A UMA, a associação CORDÃO criou uma rede sólida de profissionais de excelência nas áreas da saúde mental, apoio jurídico e amamentação. Todas as profissionais envolvidas são mães e trabalhadoras independentes ou empreendedoras.

O projecto UMA A UMA garantiu até hoje:

32

Pessoas apoiadas em contexto de gravidez ou pós-parto

13

Profissionais parceiras nas aréas da saúde mental perinatal, apoio jurídico e amamentação.

+ de 200h

de consultas financiadas com profissionais parceiras

“O meu feedback sobre o programa/projecto UMA A UMA é extremamente positivo e terei sempre boas coisas para dizer sobre o mesmo. Espero que possam continuar a dar apoio a mais mulheres. O apoio à saúde mental é sempre pouco e desvalorizado muitas vezes."

— Catarina, participante no UMA A UMA, apoio psicológico.